Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Whatsapp
  • Plantão
    0800 642 7080
  • Comercial
    0800 644 6066 / (48) 3657 8100

Notícias e Eventos

Imagem da Notícia

07/03/2019

Sistema de Telemedição é implantado pela Cegero

        Com o objetivo de consolidar melhorias técnicas, eficiência operacional e aumentar ainda mais a qualidade do serviço prestado aos seus associados, a Cooperativa de Eletricidade de São Ludgero (Cegero) investiu na instalação de um Sistema de Telemedição de Energia Elétrica com a aplicabilidade em consumidores do Grupo A, atendidos em média tensão (13,8 kV) com subestação de transformação particular.

       É importante esclarecer que nesta etapa, foram automatizadas 89 medições, incluindo o monitoramento da medição de energia elétrica da Subestação Cegero e gerações de energia conectadas ao sistema de distribuição da Cooperativa. O Sistema de Telemedição de Energia Elétrica permite que a Cegero e os associados tenham acesso às informações da medição em tempo real. Permite, ainda, a melhora na qualidade e confiabilidade da energia fornecida, além de reduzir perdas relacionadas a medição, proporciona acompanhamento do mercado, levantamento de curvas de carga, mudança de hábitos de consumo, redução dos custos operacionais e automação da leitura, entre outros benefícios.

      Com o sistema, a leitura do consumo de energia mensal passa a ser realizada, automaticamente, sempre na mesma data e horário, não importando o dia da semana, oportunizando além da precisão na leitura, menores custos operacionais e o tempo de leitura.

       O responsável técnico da Cegero, Engenheiro Eletricista Adriano Maurici, aponta que o sistema permite a melhora na qualidade da energia distribuída e a diminuição das perdas, pois um alarme é disparado e informa instantaneamente a Cegero sempre que algo acontecer na medição, a exemplo da falta de energia ou uma irregularidade com os equipamentos de medição, facilitando a identificação e rápida correção do problema.

       O presidente da Cegero, Francisco Niehues Neto, o Chico, diz que é o início de um processo irreversível no setor elétrico, ou seja, a automação das diversas atividades com a finalidade de diminuir custos operacionais e tempo.