Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Whatsapp
  • Plantão
    0800 642 7080
  • Comercial
    0800 644 6066 / (48) 3657 8100

Notícias e Eventos

Imagem da Notícia

15/02/2022

Mais uma edição do projeto “Educadores Transformadores” foi realizada pela Cegero com sucesso.

Com o tema “Motivação e sensibilização dos professores para a missão de educar” e ministrado pelo renomado palestrante Ainor Francisco Lotério, foi realizada na Sede Social da Cegero, mais uma edição do projeto “Educadores Transformadores”, nos períodos matutino e vespertino do dia 3 de fevereiro, uma iniciativa da Cooperativa de Eletricidade de São Ludgero (Cegero) com a participação do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop).


      Participaram da capacitação professores, profissionais da área da merenda, faxina, direção e apoio pedagógico. A primeira capacitação foi realizada das 8h às 11h30 com os profissionais da Rede Municipal de Ensino e a segunda das 14h às 17h30 com os profissionais da Rede Estadual de Ensino.


      O projeto, implantado pela Cegero em 2020, prevê um encontro anual, durante a semana do planejamento pedagógico, para todas as escolas do município de São Ludgero. Além de ter o objetivo de formar alunos e cidadãos, a escola também é responsável por contribuir na criação de um mundo melhor e mais justo. E é aí que entra a participação da Cegero, sua contribuição com a capacitação dos profissionais, para que o aluno se desenvolva de maneira integral, inclusiva e estruturada. Com uma abordagem por meio de experiências e reflexões, o projeto visa também fortalecer o valor da parceria entre a escola e a Cooperativa, bem como apresentar os desafios educacionais para ano que se inicia.


    Ao falar sobre o projeto, o Coordenador de Administração e Regulação da Cegero e Coordenador do Comitê de Cooperativismo, Flávio Schlickmann, diz que a Cooperativa se preocupa com o desenvolvimento sustentável da sociedade, promovendo um equilíbrio entre o desenvolvimento econômico, social e ambiental. “E para alcançarmos esse objetivo, o investimento em educação é fundamental. É preciso que o professor e a escola se mantenham em constante desenvolvimento, procurando melhorar suas práticas pedagógicas e ao mesmo tempo refletirem sobre o seu papel no futuro das crianças e jovens, de forma a transformar para melhor o mundo em que  vivemos”, pontua. Como já dizia Paulo Freire, “Educação não transforma o mundo. Educação muda as pessoas. Pessoas transformam o mundo.“


Para o presidente da Cegero, Francisco Niehues Neto, o projeto oportuniza uma reflexão sobre os desafios educacionais e ao mesmo tempo faz uma reflexão sobre o valor da cooperação. “Os profissionais da educação representam um papel estratégico na qualidade do ensino. Foi mais um momento importante para a Cegero e para os profissionais da área educacional de nosso município”, enfatiza o presidente.