Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Whatsapp
  • Plantão
    0800 642 7080
  • Comercial
    0800 644 6066 / (48) 3657 8100

Notícias e Eventos

Imagem da Notícia

18/04/2017

Consumidores receberão descontos entre 6% e 9% no consumo referente ao mês de abril

     Uma redução entre 7% e 9% para o setor industrial (alta tensão) e 6,6% para o residencial (baixa tensão). Estas serão as reduções com base no consumo do mês de abril com faturas emitidas para pagamento no início dos meses de maio e junho, oportunizado pela Cooperativa de Eletricidade de São Ludgero (Cegero), após a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) ter anunciado o ajuste na tarifa das distribuidoras diante de uma cobrança indevida da parcela do Encargo de Energia de Reserva (EER) em 2016. A decisão dos percentuais foi tomada na primeira reunião do novo Conselho Administrativo presidida por Francisco Niehues Neto.
    A Aneel oficializou a redução no dia 28 de março com abrangência total de 90 distribuidoras e uma variação entre 0,95% a 19,47%, incluindo, a Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc), que atende a Cooperativa de Eletricidade de São Ludgero (Cegero). A agência explicou em comunicado que a devolução visa reverter o efeito de um custo cobrado proveniente da termelétrica Angra III, incluído na fatura no ano de 2016, sendo contratada e não utilizada.
    O contador Adilson Soethe, do Departamento de Contabilidade da Cegero, explica que pelo fato do período do desconto ser entre o dia 1º e 30 de abril, o ciclo completo do desconto somente será finalizado na fatura a ser paga pelos sócios/consumidores no início do mês de junho.
     O presidente da Cegero, Francisco Niehues Neto, o Chico, lembra que o percentual em seu total representa um valor expressivo para os sócios/consumidores. “É um bom valor que os sócios deixam de pagar referente ao consumo de abril”, pontua.
    Bandeira Vermelha - Outra informação importante para os sócios/consumidores da Cegero é que no consumo de abril, a bandeira tarifária será vermelha e isso representará um custo de R$ 3,00 a cada 100 kWh (quilowatts-hora). Devido a isso, os consumidores devem fazer uso eficiente de energia elétrica e combater os desperdícios. O sistema de bandeiras tarifárias sinaliza o custo real da energia gerada no Brasil. As bandeiras tarifárias indicam se a energia custará mais ou menos em função das condições de geração de eletricidade.