Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Whatsapp
  • Plantão
    0800 642 7080
  • Comercial
    0800 644 6066 / (48) 3657 8100

Notícias e Eventos

Imagem da Notícia

14/08/2019

Cegero faz o primeiro investimento em Rede Protegida Rural

    Acompanhando os avanços na área de distribuição de energia elétrica e buscando cada vez mais evitar problemas relacionados a falta de energia elétrica, a Cooperativa de Eletricidade de São Ludgero (Cegero) iniciou os investimentos em Rede Protegida Rural.
     A primeira extensão, substituindo a rede nua, foi realizada ao final de uma rede de distribuição, na comunidade de Rio das Furnas. Mesmo a legislação prevendo que a rede de energia elétrica deve estar livre com 15 metros para cada lado do centro da mesma, existe situações oriundas da força da natureza e animais que também podem resultar na falta de energia e prejuízos para a Cooperativa e consumidores de forma coletiva.
      O Coordenador e Responsável Técnico da Cegero, Engenheiro Eletricista Adriano Maurici, explica que nas novas redes rurais, especialmente, monofásicas, serão utilizados os cabos protegidos. “A utilização de rede protegida na área rural é algo novo. No caso das redes tronco, já usamos em determinados casos, compactas a alguns anos. Entre os resultados pretendidos, maior eficiência e confiabilidade na distribuição e diminuição dos investimentos em manutenções, custos operacionais de atendimento e de materiais”, pontua.
       É importante esclarecer que os proprietários de terrenos rurais devem respeitar a legislação vigente (Lei Estadual nº 17588 de 30 de outubro de 2018) que prevê supressão de vegetação a partir do eixo central da rede de 15 metros de extensão para cada lado. Um dos maiores problemas enfrentados, especialmente, com prejuízos à Cegero e aos próprios associados é a falta de consciência referente a distância a ser respeitada com os plantios de pinus e eucaliptos, muito comum em sua área de abrangência.