Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Whatsapp
  • Plantão
    0800 642 7080
  • Comercial
    0800 644 6066 / (48) 3657 8100

Notícias e Eventos

Imagem da Notícia

20/06/2023

Cegero adquire certificação internacional de energia renovável

Em concordância ao compromisso com o meio ambiente e as gerações futuras, a Cooperativa de Eletricidade de São Ludgero (Cegero) adquiriu uma certificação internacional de energia renovável. Isso significa que a cooperativa reduziu a sua pegada de carbono e contribuiu ativamente para um futuro mais sustentável.

 

Para obter a certificação, a Cegero contou com o apoio da Comerc Energia, que é uma comercializadora habilitada para transacionar I-RECs.

 

“A aquisição de I-RECs e respectiva certificação veio ao encontro da política ambiental estabelecida pela Cegero, que em conjunto com a certificação ISO-14001, reforçou o nosso compromisso com o meio ambiente e com as gerações futuras, além de estimular outros agentes a fazerem o mesmo. A Cooperação está no nosso DNA e, portanto, não podemos deixar de cooperar com o meio ambiente”, disse Flávio Schlickmann, Coordenador de Administração e Regulação na Cegero.

 

 

Mas do que se trata essa certificação internacional?

 

O International REC Standard (I-REC) é um sistema global que possibilita a aquisição de certificados de energia renovável.  Ou seja, esses certificados comprovam que a eletricidade consumida pela empresa é proveniente de fonte renovável de energia.



Assim, os I-RECs obtidos podem ser utilizados para neutralizar as emissões de Escopo 2 (emissões indiretas relativas ao consumo de energia), identificadas no Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) no âmbito do Programa Brasileiro GHG Protocol.

 

 

Como os certificados de energia limpa contribuem nas ações de sustentabilidade?


Os I-RECs desempenham um papel importante na promoção da sustentabilidade no setor energético. Esses certificados representam a atribuição dos benefícios ambientais associados à geração de energia renovável.

Ao adquirir I-RECs, as cooperativas de energia demonstram seu compromisso com a utilização de fontes limpas e renováveis. Além disso, a compra desses certificados ajuda a viabilizar novos projetos de energia renovável, impulsionando o crescimento do setor e a transição energética.

 

 

Sobre a Cegero

 

A Cegero é uma Cooperativa Permissionária do Serviço Público de Distribuição de Energia Elétrica, e possui 5.400 associados e distribui energia elétrica para mais de 6.700 unidades consumidoras localizadas em São Ludgero e em parte dos municípios de Braço do Norte, Orleans, Tubarão e Pedras Grandes.

 

Possui um Sistema de Gestão Integrado certificado pela ISO 9.001, atestando o seu compromisso com padrões internacionais de qualidade e excelência nos serviços prestados e possui também a certificação ISO 14.001, que atesta o seu comprometimento com o meio ambiente, sendo uma das poucas distribuidoras do país com essa certificação ambiental.

 

Além disso, atualmente é reconhecida pela ANEEL como uma das 10 melhores distribuidoras do país (entre as 104 distribuidoras analisadas) em termos de satisfação e qualidade, de acordo com o IASC-ANEEL.

 

 

Sobre a Comerc Energia

 

O Grupo Comerc Energia é a mais completa Plataforma de Soluções Renováveis em Energia e Descarbonização do Brasil. Com mais de 20 anos de atuação e um portfólio composto por cerca de 4,1 mil unidades de consumo, a companhia atingiu nos primeiros 9 meses de 2022 faturamento de R$ 3 bilhões. Atualmente, a estrutura do Grupo Comerc é ancorada em quatro verticais de negócios, com soluções que tornam factível o caminho para a descarbonização.  

 

A Comerc também possui em sua carteira de clientes distribuidoras e cooperativa, auxiliando na redução de tarifas de energia, por meio da licitação da compra dessa energia.