Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Whatsapp
  • Plantão
    0800 642 7080
  • Comercial
    0800 644 6066 / (48) 3657 8100

Notícias e Eventos

Imagem da Notícia

18/04/2022

Conta de luz na Cegero deve ter redução média de cerca de 27%.

O Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE), vinculado ao Ministério de Minas e Energia (MME), anunciou no dia 06/04 que a bandeira tarifária escassez hídrica se encerra no dia 16 de abril, data a partir da qual será aplicada a bandeira verde (que não sofre nenhum acréscimo). A eliminação da cobrança adicional resultará em uma redução média de 27% na conta de luz do consumidor da Cegero.

 

Para os consumidores residenciais e comerciais a redução será de aproximadamente 26%, enquanto para o consumidor rural ela será de aproximadamente 28%. Já para a indústria, a redução será de aproximadamente 28%.

 

Atualmente, a Cegero possui a segunda tarifa de energia elétrica mais baixa do país, entre as 105 distribuidoras. Por isso, proporcionalmente, o efeito da retirada da bandeira faz a redução ficar maior.

 

A bandeira escassez hídrica é a mais cara do sistema e foi uma medida do Governo Federal aplicada para enfrentar a falta de chuvas no país, que reduziu drasticamente o volume de água nos reservatórios das usinas. Ela incide nas contas de luz desde setembro de 2021, na tentativa de cobrir os custos adicionais com geração de energia elétrica, e adicionou R$ 14,20 às contas de energia para cada 100 kWh consumidos (exceto para as famílias inscritas na Tarifa Social). O Governo Federal afirma que o nível de chuvas nos últimos meses e a adoção de medidas emergenciais, permitiram reduzir o acionamento das usinas termelétricas, mais caras e poluentes que as hidrelétricas. Com a redução de custos, o Governo Federal antecipou o fim da bandeira escassez hídrica, que estava previsto para o fim de abril.